Português Irado

TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO 12 – TOCANDO EM FRENTE (Nível Médio)

TEXTO PARA INTERPRETAÇÃO 7 – TOCANDO EM FRENTE (Nível Médio)

TOCANDO EM FRENTE

(Almir Sater / Renato Teixeira)

  1. Ando devagar porque já tive pressa
  2. E levo esse sorriso porque já chorei demais
  3. Hoje me sinto mais forte, mais feliz,
  4. Quem sabe eu só levo a certeza
  5. De que muito pouco eu sei
  6. Ou nada sei
  7. Conhecer as manhas e as manhãs
  8. O sabor das massas e das maçãs
  9. É preciso amor para poder pulsar
  10. É preciso paz para poder sorrir
  11. É preciso chuva para florir
  12. Penso que cumprir a vida seja simplesmente
  13. Compreender a marcha e ir tocando em frente
  14. Como um velho boiadeiro levando a boiada
  15. Eu vou tocando os dias pela longa estrada, eu sou
  16. Estrada eu vou
  17. Todo mundo ama um dia
  18. Todo mundo chora um dia
  19. A gente chega e no outro vai embora
  20. Cada um de nós compõe a sua história
  21. E cada ser em si
  22. Carrega o dom de ser capaz
  23. E ser feliz

____________________________________________________

Após ler atentamente o texto, responda às questões:

1. Assinale mais de uma alternativa que esteja de acordo com o texto:

a. (   ) Para o poeta, a vida deve ser levada, tocada como uma boiada, pois não conseguimos entender a imprevisibilidade de ambas.

b. (   ) Só é possível ser feliz nesta jornada, depois de um toque de Deus, o velho boiadeiro, que nos impulsiona pela longa estrada da vida.

c. (   ) Só através do choro individual e de outros é que descobrimos o valor de um sorriso.

d. (   ) Manhãs, maçãs e chuva fazem parte da nossa história, já que não somos donos do nosso destino.

e. (   ) Segundo o poeta, para se viver, é necessário entender o andamento da jornada e continuar vivendo.

2. Marque as afirmativas com V para verdadeiro e F para falso, de acordo com o texto:

a. (   ) Viver é uma aprendizagem, fruto da observação atenta das alegrias e dos sofrimentos pelos quais passamos.

b. (   ) Ser feliz é o destino de todos os seres humanos, independendo das chegadas e das partidas.

c. (   ) A consciência do significado da vida e o dom da capacidade de construirmos a nossa história nos deixa mais fortes, mais felizes.

d. (   ) O poeta tem hoje um sorriso de serenidade porque nunca levou a vida com ligeireza.

e. (   ) Para podermos saborear a vida, precisamos vivenciar a paz e o amor, entre outros fatores que nos mostram que é possível compormos a nossa história com serenidade.

Assinale a única alternativa correta:

3. Há várias comparações no texto que nos leva a concluir que o poeta fala:

a. (   ) da boiada

b. (   ) do boiadeiro

c. (   ) do sabor das frutas

d. (   ) dos dias vividos

e. (   ) do dom da felicidade de cada um de nós

4. Nos versos 5 e 6, o poeta demonstra que se considera um homem:

a. (   ) orgulhoso

b. (   ) sem cultura

c. (   ) experiente

d. (   ) humilde

e. (   ) sem rumo definido.

Responda com suas palavras:

5. Como era a vida do poeta no passado? Comprove sua resposta com versos da poesia.

__________________________________________________________

Gabarito

Questão 1. Alternativas a, c, e

Questão 2. a. (V)       b. (F)       c. (V)      d.(F)        e.(V)

Questão 3. Alternativa (e)

Questão 4. Alternativa (d)

Questão 5. A vida do poeta era agitada e sofrida, demonstrado nos versos 1 e 2

 
Comentários
Maria Conceição da Silva Félix

Interessante! Provavelmente chama mais a atenção do aluno do que um texto comum, convencional.

Muito bom! Estamos precisando disso !

Profª Ana Maria

Excelente para trabalhar com os alunos do EJA. As músicas podem ser trabalhadas no laboratório de informática, com os seus clipes.

Prof. Nilda R de souza

Muito bom! É isto que precisamos para mudarmos a rotina de aulas cansativas.

valdir de oliveira

Boa tarde, meu nome é Valdir e estou desempregado e estudando para concurso publico, e sobre compreensao de texto vim a encontrar o seu material e vou pegá-lo para estudos. Gostei muito dos seus artigos.
atenciosamente;
Valdir.

Adorei a forma lúdica e criativa para lidar com nossos alunos enfadonhos e ociosos.
Amei!

Adorei seu trabalho. Parabéns!

Nossa! Caraca, veio! Esse foi o gabarito da minha prova adivinhem qual foi minha nota: 100! kkkkk

Adorei tudo, mas deveria postar um texto diferente por semana. bjsss

(Graça/CE) Excelente, muito do meu gosto!!!!!!!!

elenice ferreira

Super interessante, gostei muito!

Nossa! Muito legal! Tinha que entregar um trabalho igualzinho para escola e encontrei aqui. Muito obrigada!

Você não imagina o quanto seu trabalho tem nos ajudado. Obrigado!!!

Na questão 3 não concordo com a resposta. E quem puder explicar, por favor, o faça, pois minha resposta seria a alternativa D.

Leave a Reply